
O trabalho sedentário, a alteração dos hábitos alimentares entre outros factores, têm resultado em prejuízos evidentes ao nível da saúde. O aumento de doenças ao nível da saúde provocadas por esta alteração nos hábitos alimentares:
- Doenças coronárias;
- Doenças cerebrovasculares;
- Doenças crónicas.
O sistema de saúde está mais focado na prevenção das doenças. Verifica-se que a prática regular de exercício físico reduz as incidências e a severidade de doenças crónicas.
Existem estereótipos formados à volta do corpo que é constantemente exibido em filmes e revistas,exercendo uma pressão sobre as pessoas, principalmente as mulheres, que leva à procura de condições para obterem um corpo mais bonito, mais atraente e mais atlético, ou seja, um corpo ideal ou tão próximo quanto possível desse ideal.
O exercício físico acarreta benefícios a nível:
- Psicológico;
- Auto-estima;
- Sensação de bem-estar;
- Auto-confiança;
- Mudanças positivas no humor;
- Reduz stress;
- Reduz Ansiedade;
- Reduz Depressão;
- Aumenta a clareza de pensamento;
- Aumenta a energia.
A actividade física e exercício físico definem-se de diferente modo, a primeira é"qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulte num consumo de energia" e a segunda é o " movimento corporal, estruturado e repetitivo, executado para melhorar ou manter um ou mais componentes da boa forma física".
Por fim, a auto-estima tem revelado ser o factor psicológico mais beneficiado pela prática de exercício físico. Estudos demonstram que os praticantes de exercício físico, têm níveis mais positivos de auto-estima global comparados com indivíduos que não praticam.
Sem comentários:
Enviar um comentário