As vagens e as sementes contêm nutrientes e fornecem proteínas e fibras. Os rebentos contêm pequenas quantidades de vitaminas e adicionam sabores e texturas fantásticos aos pratos.
As alcachofras são um pouco iguaria e valem o trabalho que dão a trabalhar. Possuem um subtil sabor a terra e podem ser cozidas ou assadas. Sirva-as quentes ou frias.
Os espargos devem ter botões fechados e caules tenros. Cozinhe-os num feixe, na vertical, 2,5 cm de água. Tape com uma folha de alumínio para reter o vapor.
O funcho possuí um sabor agradável, doce e anisado. Depois de cortar, mergulhe-o em água com um pouco de sumo de limão, para evitar que perca a cor.~
Os caules do aipo devem estalar com facilidade; os caules moles indicam que o aipo ja não se encontra nas melhores condições. é exelente cru e em saladas e com molhos ou queijos, e pode ser cozido ou utilizado em sopas e caldos.
Brassicáceas
Os legumes de folha verde contêm quantidades apreciavéis de vitaminas A, B e C, assim como fibras, ferro e cálcio. Conservam-se bem cerca de três dias no frigorífico, no compartimento para os legumes. Sirva as folhas de alface e de couve cruas ou ligeiramente cozinhadas, para conservarem os seus nutrientes.
O rábano é estaladiço e tem sabor semelhante a nozes. Compre o mais pequeno que encontrar; os mais jovens podem ser cortados ás rodelas e salteados, ou então cozidos ao vapor durante 15-20 minutos e pelados.
A couve-chinesa é suculenta e tem um sabor delicado. É exelente salteada em sopas e crua. Conserva-se cerca de uma semana no frigorífico.
A couve-lombarda tem muito sabor. Procure uma couve firme, com folhas estaladiças, escuras por fora e claras por dentro. É deliciosa cozinhada lentamente com pouco de manteiga.
Sem comentários:
Enviar um comentário